Marcel Diogo – Belo Horizonte, MG, Brasil, 1983.
Graduado em Pintura e Licenciatura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha como artista, professor e curador independente. A partir de diferentes técnicas, como a pintura sobre suportes variados, performance, vídeo e objetos, desafia diferentes ferramentas coloniais presentes na sociedade brasileira.
Integra importantes exposições como “ “Encruzilhadas da arte afro-brasileira” – ProjetoAfro no CCBB – SP, “Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista” e “Direito à forma” em Inhotim – MG, “Dos Brasis” no Sesc Belenzinho – SP, “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os Brasileiros” no IMS – SP, “I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea” na CCMQ – POA.
Em curadoria concebeu a “Exposição de pessoas que constantemente são abordadas pela polícia”, projeto contemplado com o prêmio de curadoria do Festival Camelo de Arte Contemporânea, a exposição BRAsA, Brasil + África. Co-coordenou duas residências artísticas em Minas Gerais pela iniciativa CERCA, nas cidades de Cordisburgo em parceria com o Museu Casa Guimarães Rosa e em Congonhas com o Atelier Kayab.
Participou de residências artísticas como Barda del Desierto na Patagônia e Crudo Arte Contemporáneo em Rosário, na Argentina; Arkane – Residência artística de Casablanca no Marrocos e Residência Artística do EXA, no Espaço Quilombola Teto Aberto, em Pinhões, Santa Luzia – MG. Atualmente representado pela Mitre galeria e Diáspora galeria.